O Instituto Solidare é uma organização da sociedade civil de direito privado, do segmento da assistência social. Criado no ano de 2006 por iniciativa da Igreja Batista em Coqueiral e lideranças comunitárias, o Instituto Solidare tem como identidade institucional:
Promover o desenvolvimento social, político e pedagógico, de crianças e adolescentes, a partir de suas famílias, sem distinção de etnia e credo.
Ser uma instituição que contribui para formação de cidadãos conscientes de seu potencial como agentes transformadores da realidade social na comunidade em que vivem.
Ética como veículo de ver e agir no mundo. Promover a prática da solidariedade na comunidade e entre os povos. Promover a prática da dignidade humana. Fortalecer a democracia a partir do exercício da cidadania.
Sediado na Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, onde se encontra a maior concentração de suas iniciativas, o Instituto Solidare, desenvolve ações ainda na Região do Agreste pernambucano, semiárido dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, onde são beneficiados diretamente 20 municípios. Para fins executivos, os programas e projetos sociais, são distribuídos em Unidades Territoriais, existindo hoje, o Território Metropolitano – Recife/Bahia e o Território do Agreste.
Entidade de Utilidade Pública Municipal em Recife, através da Lei 17.822/2012 de 21.09.2012
Entidade de Utilidade Pública Estadual no estado de Pernambuco, através da Lei 14.730/2012 de 23.07.2012
Entidade de Utilidade Pública Federal, através da Portaria nº 98 de 09.11.2014 do Ministério da Justiça
Portaria nº 30 datada de 10/05/2023, emitida pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fonte.
Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade do Recife, através de Resolução, através do Registro nº 268/2013
Conselho Municipal de Promoção e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife, através do Registro nº 0471/2009
A gestão do Instituto Solidare é realizada por um Conselho de Administração, uma Diretoria Estatutária e Conselho Fiscal. Em cada território de atuação, existe um Colegiado Executivo o qual tem como responsabilidade, gerir os processos das rotinas diárias da instituição.