Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica a partir da geração de renda dentro dos princípios da economia popular solidária e da qualificação social profissional.
Jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e econômica da cidade do Recife, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e de Panelas na Região do Agreste do Estado.
A metodologia do Programa GERAR, está dividido em dois grandes eixos, sendo um direcionado para a formação socioprofissional, através de cursos livres e técnicos, voltado para iniciação profissional de adolescentes a partir dos 16 anos e jovens em sua primeira experiência de emprego formal, a partir da valorização do humano e os saberes particulares de cada um/a, o outro eixo do programa é direcionado para o fomento de empreendimentos coletivos e individuais, com vistas a geração de renda, tendo como princípios norteadores as bases filosóficas da economia popular solidária, com uma perspectiva ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.
COLETIVO SOLIDARE
Esse projeto tem como objetivo proporcionar a qualificação social e profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 25 anos, através de um curso livre, onde são transversalizados saberes nas temáticas de: marketing e venda, comunicação e tecnologia e produção de eventos. Por ano, são atendidos 480 beneficiários, com uma média anual de empregabilidade na casa de 30%.
PROJETO CRIATIVA –JUVENTUDE, GERAÇÃO DE RENDA E INCUBAÇÃO
O Projeto Criativa é um projeto voltado para a formação técnica profissional no segmento da economia criativa, especificamente nas áreas de fotografia e vídeo. Tendo como público alvo, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, oriundos das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Ao concluir o processo de formação, todos os beneficiários são encaminhados para a Incubadora Criativa, espaço onde cada um e cada uma, tem a oportunidade de captar negócios, inclusive utilizando os equipamentos de ponta, na prestação desses serviços, através dessa experiência, o Instituto Solidare busca fomentar a criação de empreendimentos juvenis coletivos ou individuais.
COSTURART
O Projeto Costurart é um projeto direcionado à geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade do Distrito de São Lazaro no Município de Panelas, através da formação de um empreendimento de base da economia popular solidária, produção e comercialização de confecção de baixo custo. Além dos aspectos técnico de produção e comercialização, as beneficiárias, são introduzidos nos aspectos políticos de superação dos processos de exploração da mão-de-obra, tão comum no Polo de Confecção do Agreste pernambucano.
ALVO CERTO
O Projeto Alvo certo tem como objetivo, colaborar para a formação social profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 16 a 24 anos de idade, nas áreas de assistente administrativo e auxiliar de manutenção mecânica industrial. Durante a formação, os beneficiários participam de visitas técnicas, workshops, seminários entre outras atividades, o que amplia de forma significativa as chances de acesso a uma oportunidade de emprego formal.
PROJETO SEMEAR
O Projeto Semear tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento de agricultores de base familiar dos Municípios de Panelas e Cupira na Região do Agreste do estado de Pernambuco, através da assistência técnica rural de linha agroecológica. Além de fomentar o surgimento de uma rede de comercialização de produtos agroecológicos na Cidade do Recife.
O presente projeto, tem como parceiro estratégico a Tearfund (Inglaterra)
PROJETO JUVENTUDES E AGROECOLOGIA
O presente projeto, busca colaborar para a formação de jovens de 18 a 24 anos do Distrito de São Lázaro no Município de Panelas, em produção e comercialização de produtos agroecológicos, desta forma, apresentando aos beneficiários a agricultura agroecológica, como uma alternativa viável e sustentável de geração de renda.
O presente projeto, tem como parceiros estratégico a Tearfund (Inglaterra)
PROJETO AGROECOLOGIA MAIS
Este projeto tem como finalidade ampliar a formação técnica de jovens de 18 a 24 na área da produção e comercialização de produtos agroecológico, assim como, de plantas ornamentais, a serem comercializados em rede na Cidade do Recife/PE.
Essa iniciativa tem como parceiro estratégico, a Compassion do Brasil.
PROJETO JARDIM SOLIDÁRIO
O Projeto Jardim Solidário é direcionado para colaborar com a segurança alimentar e nutricional, de pessoas em situação em situação de vulnerabilidade social e econômica da Zona Oeste da Cidade do Recife/PE, através do cultivo e comercialização de plantas ornamentais, sendo os recursos arrecadados pelo projeto, destinados a aquisição e distribuição de alimentos não perecíveis.
Essa iniciativa tem como parceiro estratégico, a Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP.