PROGRAMA DE GERAÇÃO DE RENDA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Programa de Geração de Renda e Qualificação Profissional

OBJETIVO

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica a partir da geração de renda dentro dos princípios da economia popular solidária e da qualificação social profissional.

PUBLICO ALVO

Jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social e econômica da cidade do Recife, dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e de Panelas na Região do Agreste Central do Estado.

METODOLOGIA

Partindo dos princípios da economia popular solidária, o Instituto busca identificar o perfil sócio profissional das comunidades atendidas com o objetivo de gerar renda através da organização social e ações empreendedoras. Paralelo a esse objetivo, são realizados cursos de formação profissional para jovens de 16 a 25 anos de idade.

PROJETOS NESSA ÁREA

Os Gol.ds têm como objetivo reduzir o nível de pobreza através da geração de renda e de oportunidades empreendedoras, dentro dos princípios do associativismo,  cooperativismo e da economia solidária. Eles são formados por grupos de 10 a 20 pessoas que residem no mesmo bairro, e se reúnem para discutir e propor soluções para problemas locais, assim como, promover ajuda mútua na consolidação de negócios.
COLETIVO SOLIDARE
Esse projeto tem como objetivo proporcionar a qualificação social e profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 25 anos, faixa etária onde se encontra o maior contingente de desempregados no país. Em um prazo de 12 meses, são qualificados cerca de 900 pessoas.

COLETIVO SOLIDARE

Esse projeto tem como objetivo proporcionar a qualificação social e profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 25 anos, faixa etária onde se encontra o maior contingente de desempregados no país. Em um prazo de 12 meses, são qualificados cerca de 900 pessoas.


SELETA

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, o projeto tem como objetivo promover o protagonismo socioambiental de 30 mulheres de baixa da periferia da cidade do Recife, a partir da  inclusão social, geração de renda e resiliência, através de programa de coleta seletiva em condomínios residenciais na Microrregião 5.3 da Cidade do Recife.


INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA-RECIFE-PE

Em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, o projeto tem como objetivo promover o assessoramento e acompanhamento dos empreendimento individuais e/ou coletivos de economia popular solidária na cidade do Recife.


GRUPO DE OPORTUNIDADES LOCAIS E DESENVOLVIMENTO (GOL.D)
Os Gol.ds têm como objetivo reduzir o nível de pobreza através da geração de renda e de oportunidades empreendedoras, dentro dos princípios do associativismo, cooperativismo e da economia solidária. Eles são formados por grupos de 10 a 20 pessoas que residem no mesmo bairro, e se reúnem para discutir e propor soluções para problemas locais, assim como, promover ajuda mútua na consolidação de negócios.

PARCEIROS DO PROGRAMA

Igreja Batista em Coqueiral, Prefeitura da Cidade do Recife, Caixa Econômica Federal, Instituto Coca-Cola e Visão Mundial.